terça-feira, 7 de outubro de 2014

Outubro Rosa e um post para os meninos (e meninas também).



Sim, o outubro é “rosa”, mas esse post é dedicado a vocês.

Não sei porque demorei tantos outubros para escrever sobre isso. Foram 4 anos de outubros cinzas sem conseguir escrever. Porque eu pensava sobre o assunto, mas não conseguia seguir adiante.

Em 2010, meu pai morreu.

De câncer.

De mama.

Se você não sabia que homens também estão no “grupo de risco” de pessoas que podem desenvolver câncer de mama, não se sinta ignorante: você não está sozinho.

Aliás, para a maioria das pessoas que eu contava o que ele tinha – amigos com 3º grau completo, pós graduação, acesso à internet, observava um franzir de testas e um “oi? Câncer de mama em homem? Não foi próstata? Que estranho...”.

É, amigos. Numa dessas, ainda acho que uma das melhores formas de prevenção ao câncer é a INFORMAÇÃO.

Posso não ter prestado atenção, mas nunca vi nenhuma campanha de prevenção ao câncer de mama sem apelo feminino, ou de caráter informativo ao público masculino em geral. Uma pena.

É um câncer que representa quase 1% dos casos de câncer de mama, o que torna ele bastante raro – mas não inexistente.

Meu pai não era exatamente um modelo ambulante de saúde, mas o que levou ele embora não foi nenhum dos tipos de câncer geralmente associados ao estilo de vida masculino, sedentário, fumante ou com consumo de álcool. Não foi no pâncreas, não foi no fígado, estômago, boca, laringe, esôfago.

Foi câncer de mama.

Papai era o típico ~homem teimoso~. Não sei se vocês conhecem o tipo...

- Quem de nós nunca escutou em casa do pai, marido, irmão ou filho o famoso “-Eu não preciso ir ao médico!!!”?

- Preferia sentir dor e se auto medicar. Nisso, eu simplesmente PRECISO falar. É muito fácil não querer ir ao médico e se auto medicar... afinal, as drogarias estão aí pra isso, com milhões de opções de analgésicos, anti térmicos, anti inflamatórios, relaxantes musculares com preços convidativos, propagandas na televisão e TUDO BEM AO ALCANCE DAS MÃOS.   

- Sentia dores no peito e jurava por A + B que era dor muscular. Usava relaxante muscular, spray analgésico local e simplesmente NÃO ia ao médico.

Quem sou eu pra julgar? Ninguém. Aliás, não é julgamento, longe disso: é a constatação de como escolhas de fato definem nossa vida ou o fim dela. Sinto, sim, que ele poderia ter feito diferente, mas a vida era dele e eu respeito as escolhas que ele fez.

Fica meu apelo para você, menino que está lendo esse texto. Se você puder, faça diferente, porque vocês fazem falta para os que ficam. Dá saudade, viu?

Até onde eu sei, o câncer de mama em homens não tem como ser rastreado por meio de exames: em nós, mulheres, ele pode. As campanhas femininas pregam tanto a realização do auto exame que eu acho um absurdo que vocês não façam também.

Se o Outubro Rosa fala tanto a importância da realização do auto exame como forma de se detectar a doença em seus estágios iniciais, eu digo: HOMENS, O AUTO EXAME É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA VOCÊS.

Não hesitem em fazer o auto exame. Ninguém vai ver, ninguém vai te julgar. Quando você for tomar banho, faça como milhões de mulheres e veja se não tem nenhum caroço, nódulo ou algo de anormal no seu peito.

Simples e rápido.

Notou alguma coisa diferente? Procure um profissional.

Não é algo abstrato, é uma doença real, que existe e que pode ser identificada no início com algo tão simples. Faça diferente, faça a sua parte, por você e por todo mundo que te ama.

O câncer não é uma luta só sua.

5 comentários:

  1. Caramba, já tinha ouvido falar de cancêr de mama em homens mas nunca tinha sabido de nenhum caso. Muito importante esse seu post.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, já tinha ouvido falar de cancêr de mama em homens mas nunca tinha sabido de nenhum caso. Muito importante esse seu post.

    ResponderExcluir
  3. Manu, sinto muito pela sua perda. Informação é tudo o que se precisa né não? Espero sim que os meninos cheguem à essa informação e se cuidem, passarei a todos os garotos (jovens ou não) da família.

    Bjinhos.

    www.parolar.blog.br

    ResponderExcluir
  4. Minha família tem tendência a câncer. Duas tias tiveram, minha mãe teve indicios mas graças a Deus tudo está bem.
    Me senti uma ignorante por nunca ter escutado sobre as chances do cancer de mama em homens. Triste ter o conhecimento sobre sua perda mas tenho certeza que ajudará milhares de outras pessoas.

    Um beijo.

    http://abelanaoafera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Caraca, seu post foi curto mas completamente direto.
    Digo que, até escrever sobre isso, se me dissessem que homem tem câncer de mama eu daria risada, sério. Pode ser por falta de busca, também, mas NUNCA vi a mídia divulgar isso, Por homens que se curaram desse câncer, ou só comentar. Meus pêsames pelo seu pai, mas esse caso pode ter sido um alerta pra salvar diversas vidas.
    Ficou lindo teu post ♥♥

    ResponderExcluir