terça-feira, 2 de setembro de 2014

Como fazer: Guacamole (How to: Guacamole)

Aqui em casa, Guacamole faz bonito na festinha e também arrasa no café da manhã - minha versão preferida, aliás. <3 

AH, um parêntesis. Já vi muita gente abrir a boca pra falar "AH, MAS ABACATE TEM MUITA GORDURA, NÃO PODE". Gente, por favor. Posso estar sendo chata (e quem disse que eu ligo?), mas é que não aguento quando alguém se acha no direito de criticar meu abacate enquanto se entope de batata frita. 

Abacate não é nenhum veneno, mas uma belezura nutricional cheia de gordura do bem. E essa receita ainda leva limão espremido, alho e cebola. Só comida de verdade, coisa fresca e que faz nosso corpo funcionar. Não troco isso por nenhum creme vegetal ~amigo do coração~ DE JEITO NENHUM.

Vamos prestar atenção nos ingredientes, no jeito de preparar os alimentos, na QUANTIDADE do que se come... sim, não adianta você comer um alimento maravilhoso se não sabe a quantidade que pode comer daquilo pra aproveitar os nutrientes sem exagerar. Tem uma frase maravilhosa que deve sempre ser repetida: a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.

Você pode acrescentar tomatinhos picados - AÍ sim, vira guacamole de verdade. Eu prefiro deixar pra adicionar tomates só na hora de servir: mesmo sem sementes, ele solta um pouco de água e pode deixar a textura do seu guacamole estranha, principalmente se você não servir na mesma hora em que fizer.



Guacamole

1 avocado (aquele abacate pequenininho) OU 1/2 abacate médio
1/2 limão espremido
1 colher de sopa de cebola picadinha
1 dente de alho pequenino espremido
uma pitada de sal
um chorinho de azeite
salsa ou coentro picadinhos - a gosto (opcional)
6 tomates cereja sem semente, picados em pedaços pequeninos (opcional)

Amasse o abacate com um garfo ou no processador. Eu prefiro fazer no processador porque já junto o alho, limão e o azeite e não preciso espremer o alho, mas pode fazer com um garfo mesmo. Junte todos os ingredientes, prove o sal e ajuste os temperos.  

Fica maravilhoso em um pão tostado na frigideira. A textura é de creme gordo, aveludado. Delícia, delícia, em quantidade suficiente (+- 1 colher de sopa):



Nenhum comentário:

Postar um comentário