quinta-feira, 3 de abril de 2014

Café, Suco Verde e o Pãozinho nosso de cada dia...

Assim como no fim de semana passado, vou estar em BH nesse fim de semana. Além de não conseguir cozinhar, vou ter que rebolar pra andar na linha e conseguir comer direitinho... não é fácil. E é pra ser mais difícil mesmo, estou saindo da minha zona de conforto, ué! E quando a gente tem um plano, ou se apega a ele ou é melhor nem começar! 

Muita gente tem dificuldade em substituir o pão no café da manhã. Vou contar uma história pra vocês: sou o tipo de pessoa que sonha com o combo baguete crocante + manteiga francesa derretendo por cima. Só que eu NUNCA conseguia ficar em apenas um pedacinho de pão, quando dava por mim, já tinha cometido ASSASSINATO DE BAGUETE. Não sobravam nem os farelos.  Entenderam o drama?

Sou, e sempre fui, o pior tipo de ~gordinho~: aquele que não sabe a hora de parar, e vai, e vai, e vai... o gordinho tenso compulsivo, que come sem fome e não consegue parar de comer, só para pra CHORAR - depois que vê o tanto que comeu. Se você se identifica, minha dica é: procure ajuda profissional. E fique longe de tudo o que você SABE que não resiste. 

Passo LONGE de baguete fresquinha, manteiga francesa de BOA qualidade, Beijinho, Nutella e a Torta de pistaches do Talho Capixaba: essas são minhas perdições. Como boa canceriana, sou apegada a hábitos, mas quando me bate "aloka", mudo radicalmente, sem olhar pra trás. #noregrets #vamoquevamo

Então vem comigo!!!  

Tenho comido tanta coisa gostosa, que minha dificuldade, no início, era mais pelas quantidades. Meu momento crítico era o café da manhã. Como ficar sem a crocância do pão, a manteiga, o ato de sentar na mesa e comer até estufar...? Parece incrível, mas venho tirando isso de letra. Além de o suco verde me deixar satisfeita, reduzir porções é uma questão de hábito, com o tempo a gente vai curando a alma e a compulsão.

Fiz uma reunião de posts com meu café da manhã, que costumo postar lá no instagram, pra vocês se inspirarem um pouquinho e variarem o cafecito! Geralmente não vario meu pãozinho de chia por motivos de - É DELE QUE EU GOSTO. Sou apegada e não enjôo de jeito nenhum, muito pelo contrário: conto as horas pra chegar o café! Isso é amor, gente, e olha que ele é bem petit. Como junto com o suco verde e garanto barriga sem roncar até perto da hora do lanche! 

1. Pão de chia, Suco Verde e um cafezinho.
A receita do pão de chia vocês encontram aqui! De manhã, só coloco ele no forno pra aquecer enquanto tomo banho e suspiro com o cheirinho dele pela casa. Suco verde padrão: pera, couve, limão, pepino, gengibre e batata yacon.



2. Tapioca Pintadinha com Suco Verde.
Eu AMO essa tapioquinha onça pintada (receita aqui)! Recheei com geléia de morango diet da Linea (acho tão gostosa) e amêndoas tostadinhas. Suco verde com pêra congelada (por isso parecia um smoothie), couve, limão, gengibre e canela.



3. Pão de Chia e Suco Marrom.
Sucão com tudo o que estava acabando na geladeira!!! 1/2 pera, um punhado de blueberry, salsinha (a couve tinha acabado), limão, pepino, batata yacon e tâmara para adoçar, de leve. 


4. Pão sem glúten + mandioqueijo e Suco Verde
Usei o pão sem glúten da marca Fred e a receita de mandioqueijo da @theveggievoice (link da receita aqui). Para o suco verde, usei 1 pêra, agrião, pepino, gengibre, limão e adocei com um pouquinho de mel.


5. Um nespresso e um amor: pão de chia!
Sem palavras... meu cafezinho da tarde, divo d-e-l-i-c-i-o-s-o.



E vocês, o que comem no café da manhã?

4 comentários:

  1. Olá!
    Pela manhã, a primeira coisa que faço depois de levantar da cama é tomar 2 copos de água. É energizante e purificador pra mim, faço isto desde sempre!
    Amo café e (contrariando todas as dicas de nutricionistas) sinto-me satisfeita com muito dele e uma fruta ( e isto me faz bem, sinto-me leve).
    Adorei sua receita de pão de chia. Compartilho com vc do mesmo problema com o pão francês/baguete e percebi a deliciosa crocância do pãozinho de chia que foi decisiva no sucesso da substituição.
    Manu, reduzir quantidades é sabedoria para a vida!
    Beijos e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, acho que ando precisando colocar essa dica da água em prática, hein?
      Cuido pra beber os tais 2 litros, mas nem sempre consigo. =(
      Obrigada pelas dicas e elogio!
      Bjos!

      Excluir
    2. Manu,
      Sabe o que eu faço pra beber água com mais frequência? Depois do meu café da manhã, já separo uma garrafinha de água (eu achei uma da marca Crystal de 1l, perfeita pra mim)... Durante o trajeto casa/trabalho vou dando golinhos... Quando vi, já se foi o primeiro litro.
      Assim, quando chego no trabalho, separo mais um litro, que vou bebendo ao longo da manhã. Pq. também não hidrata beber tudo de uma só vez,viu?! Pelo contrário, você acaba perdendo o necessário de sódio, a água não hidrata órgãos importantes como o cérebro...
      E quando chega de tarde, não tenho saldo devedor de água hahahahahah

      Excluir
  2. Manuuuuu....
    O que é essa tapioca pintadinha com cream cheese light?! De comer rezando!

    ResponderExcluir